OS BENEFICIOS DO ÓLEO DE LINNHAÇA

Olá meus amores tudo bem?
Hoje vamos falar um pouco dos benefícios do óleo de linhaça.
Conheça as principais vantagens do consumo e/ou uso do óleo de linhaça:
1. É rico em Ômega-3 e Ômega-6
Flávia explica que o óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Ômega-3 da natureza e também possui Ômega-6.
“A relação ideal entre Ômega-3 e Ômega-6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Os ômega 3 e 6 são conhecidos como essenciais, pelo fato do organismo humano não sintetizá-los, tornando-se indispensável o consumo na dieta.
Os benefícios do óleo de linhaça se devem especialmente ao alto teor de Ômega-3 (55% do óleo presente na linhaça é Ômega-3): “um tipo de gordura insaturada que agrega muito à nossa saúde, pois tem potente ação anti-inflamatória”.
2. Possui ação preventiva
O óleo de linhaça é considerado um alimento funcional, pois seu uso pode trazer benefícios à saúde, contribuindo assim para o bem-estar físico e reduzindo o desenvolvimento de doenças. “Prevenir e controlar cânceres, como o de mama e o de pulmão, entre outros benefícios têm sido ressaltados por estudos recentes”, diz estudos.
“Também são destacados possíveis efeitos contra a osteoporose e no alívio de sintomas da menopausa”.
Mariana ressalta que, se usado em quantidades adequadas, o óleo de linhaça pode ser benéfico em casos de: acne, psoríase, saúde capilar, dores articulares, lúpus, TPM e sintomas de menopausa.
Acredita-se ainda que o óleo possa ter efeito benéfico em pessoas diabéticas, pois contribui para a estabilização dos níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a prevenir a obesidade. Mas, claro, para isso, deve ser consumido sob orientação de um médico ou nutricionista.
3. Ajuda a controlar o colesterol e previne contra doenças cardiovasculares
Devido à presença de Ômega-3, o óleo de linhaça, quando utilizado corretamente, pode ajudar a diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom); reduzir a inflamação nas artérias, prevenindo, assim, doenças como a aterosclerose (formação de placas nos vasos).
4. Faz o intestino funcionar bem
Por ser um óleo, ajuda no bom funcionamento do intestino, já que é capaz de emulsificar o bolo fecal, facilitando a sua eliminação.
5. Deixa a pele mais saudável
O óleo de linhaça pode ser ainda aliado da saúde da pele e, consequentemente, de sua beleza, pois, graças a propriedades antioxidantes, ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e a prevenir alguns tipos de inflamação, como, por exemplo, a acne.
6. Fortalece unhas, dentes e ossos
Estudos têm apontado ainda que o consumo de linhaça ajude e fortalecer unhas, dentes e ossos, além de tornar a pele mais saudável.

Óleo de linhaça para os cabelos

Este óleo de linhaça pode ser usado em cremes e emulsões cosméticas:
  • Devido às suas propriedades emolientes;
  • Para recompor a oleosidade, promovendo hidratação e nutrição da fibra capilar;
  • Diminuindo o frizz;
  • Melhorando a maleabilidade e evitando a quebra dos fios;
  • Deixando os cabelos mais brilhantes e macios, e suaves ao toque.
“O óleo de linhaça é encontrado em xampus e condicionadores, como o da Elseve Óleo Extraordinário, uma linha completa de produtos para cabelo com óleo de linhaça, entre outros óleos vegetais”.
O óleo pode ser adicionado em xampu, condicionador e creme para pentear, ou até em silicones reparador de pontas. “Sempre lembrando da importância de consultar um farmacêutico para saber a quantidade a ser usada e possíveis incompatibilidades com os produtos. Evitar sempre passar diretamente nos fios em caso  de cabelos oleosos.

Nenhum comentário